15/11/09

Buraka Som Sistema distinguidos com prémio europeu por sucesso além fronteiras

A banda portuguesa Buraka Som Sistema foi distinguida com o galardão "European Border Breakers Awards" (EBBA) de 2010, destinado a premiar músicos europeus em início de carreira com sucesso além fronteiras, anunciou esta semana a Comissão Europeia.

Os Buraka Som Sistema, que no ano passado lançaram o primeiro álbum de originais, "Black Diamond", foram uma das 10 bandas ou artistas premiados na sétima edição dos EBBA, a par de artistas como o belga Milow (pelo álbum "Milow") e o francês Sliimy (autor de "Paint Your Face").

Os outros premiados deste ano

Completam o grupo de premiados deste ano o britânico Charlie Winston (com "Hobo"), o alemão Peter Fox ("Stadtaffe"), os austríacos Soap & Skin ("Lovetune for Vacuum"), a estoniana Kerli ("Love is Dead"), a sueca Jenny Wilson ("Hardships"), a holandesa Esmée Denters ("Outta Here") e a italiana Giusy Ferreri ("Non Ti Scordar Mai Di Me").

A cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á em Groningen, Holanda, a 14 de Janeiro de 2010, sendo o espectáculo gravado pela estação televisiva holandesa NOS e transmitido dois dias depois em toda a Europa através da rede de estações televisivas europeias da UER.

Uma novidade nesta sétima edição será a introdução da escolha pública: um dos vencedores de 2010 será escolhido pela audiência europeia como a obra musical sem fronteiras mais popular na Europa, tendo para tal lugar uma votação "em linha", no sítio de Internet www.europeanborderbreakersawards.eu, a partir de meados do corrente mês de Novembro até ao final do ano

Os "European Border Breaker Awards" são atribuídos pela Comissão Europeia, em cooperação com a "European Broadcasting Union", a artistas ou a grupos debutantes pelo seu êxito em atravessarem as fronteiras nacionais e atingirem audiências fora do seu próprio país.

Os prémios, explica a Comissão Europeia, destinam-se a estimular a mobilidade dos artistas e a circulação das suas obras na Europa e fora dela, bem como a aumentar a sensibilização e a apreciação entre as audiências musicais para além das suas fronteiras nacionais.

Entre vencedores de edições anteriores dos prémios EBBA contam-se artistas actualmente de renome como Damien Rice, Carla Bruni, Gabriel Rios, Adele, e as bandas The Ting Tings e Tokio Hotel.

Os critérios para a atribuição dos prémios EBBA incluem as vendas do primeiro álbum de um artista ou de um grupo nos estados-membros da UE fora do país de produção durante o ano anterior, informações sobre a difusão radiofónica - todas as estações de rádio públicas dos países da UE comunicam a lista das novas obras musicais mais escutadas -, e a capacidade de execução ao vivo do artista, a sua capacidade de realizar tournées e o êxito alcançado em festivais europeus realizados fora do seu paí.

1 comentário: