Ana Luísa Neasham Gomes Ferreira, de seu nome artístico Ana Free, nascida a 29 de Junho de 1987 em Lisboa, é não só uma talentosa artista luso-inglesa como adquiriu já grande sucesso de uma maneira completamente fora do vulgar, duas razões pelas quais não podia deixar de falar dela aqui, no "Expresso Musical".A carreira de Ana Free não começou da mesma forma que a maioria dos outros artistas que conhecemos, e a intérprete é a prova real de que a internet pode, por vezes, realizar sonhos.
A cantora portuguesa, que vive hoje no Reino Unido, sempre sonhou fazer música. Aos oito anos começou a tocar guitarra e aos 10 anos já compunha canções. Gravou alguns vídeos caseiros em que interpretava as suas músicas, essencialmente baladas pop-rock, quase sempre cantadas em inglês, e decidiu divulgá-las no conhecido site de partilha de vídeos, YouTube.
O mais incrível é que a ideia funcionou. Ana criou um canal no YouTube e os seus vídeos passaram a ter milhares de visitantes de todo o planeta. A sua canção mais conhecida, "In my place", tinha atingido um milhão de visitas no Verão de 2009. Actualmente, a artista tem mais de 60 vídeos publicados no YoutTube (em www.youtube.com/user/anafree#p/u ).
Este sucesso valeu-lhe chamar a atenção da televisão portuguesa. A sua primeira actuação televisiva deu-se no Verão de 2007, num programa da TVI, onde interpretou "Crazy", também da sua autoria.
Ainda em 2007, a cantora foi convidada para integrar a compilação “Novos Talentos Fnac”.
Editado em single, "In my place" foi n°1 das tabelas de vendas em Portugal em 2008 e chegou a integrar a banda sonora da telenovela da SIC, "Podia acabar o mundo". Em Junho de 2009, a intérprete compôs "Playground and Kisses" (descarregável gratuitamente em www.myspace.com/anafreemusic ) para uma campanha de promoção de vinho português nos Estados Unidos.
Ana Free anda actualmente em digressão por Portugal e Inglaterra e encontra-se em plena gravação do seu primeiro álbum, em Londres, que deverá sair em breve.
Jessica Lobo
in Contacto, 04.11.2009
Ana Free - In my place

Sem comentários:
Enviar um comentário