14/11/09

UM SUCESSO FORA DO COMUM

Ana Luísa Neasham Gomes Ferreira, de seu nome artístico Ana Free, nascida a 29 de Junho de 1987 em Lisboa, é não só uma talentosa artista luso-inglesa como adquiriu já grande sucesso de uma maneira completamente fora do vulgar, duas razões pelas quais não podia deixar de falar dela aqui, no "Expresso Musical".

A carreira de Ana Free não começou da mesma forma que a maioria dos outros artistas que conhecemos, e a intérprete é a prova real de que a internet pode, por vezes, realizar sonhos.

A cantora portuguesa, que vive hoje no Reino Unido, sempre sonhou fazer música. Aos oito anos começou a tocar guitarra e aos 10 anos já compunha canções. Gravou alguns vídeos caseiros em que interpretava as suas músicas, essencialmente baladas pop-rock, quase sempre cantadas em inglês, e decidiu divulgá-las no conhecido site de partilha de vídeos, YouTube.

O mais incrível é que a ideia funcionou. Ana criou um canal no YouTube e os seus vídeos passaram a ter milhares de visitantes de todo o planeta. A sua canção mais conhecida, "In my place", tinha atingido um milhão de visitas no Verão de 2009. Actualmente, a artista tem mais de 60 vídeos publicados no YoutTube (em www.youtube.com/user/anafree#p/u ).


Este sucesso valeu-lhe chamar a atenção da televisão portuguesa. A sua primeira actuação televisiva deu-se no Verão de 2007, num programa da TVI, onde interpretou "Crazy", também da sua autoria.


Ainda em 2007, a cantora foi convidada para integrar a compilação “Novos Talentos Fnac”.


Editado em single, "In my place" foi n°1 das tabelas de vendas em Portugal em 2008 e chegou a integrar a banda sonora da telenovela da SIC, "Podia acabar o mundo". Em Junho de 2009, a intérprete compôs "Playground and Kisses" (descarregável gratuitamente em www.myspace.com/anafreemusic ) para uma campanha de promoção de vinho português nos Estados Unidos.

Ana Free anda actualmente em digressão por Portugal e Inglaterra e encontra-se em plena gravação do seu primeiro álbum, em Londres, que deverá sair em breve.

Jessica Lobo
in Contacto, 04.11.2009


Ana Free - In my place

Sem comentários:

Enviar um comentário