04/12/09

governo sentimental

não sei se o leitor se recorda de em abril 2008 o contacto ter entrevistado um poeta português que veio ao grão-ducado para participar na primavera dos poetas, de nome valter hugo mãe, autor de romances como "o remorso de baltazar serapião" e "o apocalipse dos trabalhadores" (prémio saramago 2007) e cuja escrita se caracteríza, entre outras coisas, por ser sempre grafada em minúsculas. hoje, volto a falar-vos do valter, não da sua poesia, mas da sua... música.

em 2007, valter foi convidado pela artista plástica isabel lhano para uma representação em braga, onde o autor interpretou nina simone e madredeus. no evento estava o teclista e guitarrista dos mão morta, antónio rafael, que topou logo o intérprete potencial e o convidou a cantar um tema seu, "nome de ninguém". valter, que sempre gostou de cantar - recorde-se como no luxemburgo, depois de dizer poemas seus, valter brindou o público com uma canção à capela, o que surpreendeu agradavelmente a assistência - aceitou o desafio. o poeta juntou-se ao guitarrista (que neste projecto é o teclista), chamaram o baterista dos mão morta, miguel pedro (fundador dos mão morta e dos mundo cão) e formaram os "cabesssa lacrau" (dixit), hoje rebaptizados "governo" (desistiram do pirmeiro nome por valter o considerar muito "pretensioso"). entretanto, juntou-se-lhes ainda henrique fernandes no contrabaixo.

valter passou a ser não só o letrista de todas as canções como o vocalista do grupo. recentemente, em entrevista, o "governo" confiavam que o que pretendiam era criar um projecto português, em português e com uma certa melancolia portuguesa. o estilo de música que fazem é como os próprios lhe chamam: um "pop entristecido", numa mistura de blues, jazz e até de fado. mas uma melancolia que se deve também à voz "muito especial" do valter. um bom exemplo disso é "meio bicho e fogo", canção lenta, algo "arockalhada", com uma guitarra eléctrica muito melancólica. durante as estrofes, valter usa uma voz grave e doce e, ao chegar ao refrão, liberta-se completamente e faz sair uma voz com muito sentimento là do fundo do peito.

o primeiro álbum está previsto para finais de 2010, mas a banda decidiu pôr-nos água na boca, ao lançar recentemente o disco "propaganda sentimental" com cinco faixas e que nos permite ter uma ideia do projecto. os mais impacientes podem visitar o site da banda em www.myspace.com/governo.

(este artigo foi escrito em minúsculas em homenagem a valter hugo mãe).

Jessica Lobo
in Contacto, 02.12.2009

governo - meio bicho e fogo

4 comentários:

  1. Luísa Serpa, Entrocamento08/12/09, 08:33

    Sou fãããã do Valter Hugo. Parabéns pelo artigo, ajuda a divulgar as obras do meu ídolo.

    ResponderEliminar
  2. Jessica Lobo08/12/09, 08:48

    Muito obrigada Luísa. Prometo fazer do meu melhor. Cuprimentos. Jessica

    ResponderEliminar
  3. gosto muito deste ovni musical que são os governos e tive a ler os outros posts e acho óptimo os portugueses onde quer que estejam no mundo gostarem da nova música portuguesa. oxalá as nossas rádios nacionais acarinhassem tanto a música portuguesa como tu. boa continuação, jéssica.

    ResponderEliminar
  4. Jessica Lobo13/01/10, 05:08

    Muito obrigada S.Teixeira. Não imagina o quanto o seu comentário é importante para mim, porque é esse mesmo o meu objectivo, fazer descobrir boa música portuguesa a todos os lusodescendentes um pouco por todo o mundo e mostrar-lhes que fazemos outra coisa em Portugal sem ser música popular. Tenho muito orgulho na nossa música nacional.

    ResponderEliminar