12/02/10

OIOAI, DO ROCK AO POP(ULAR)

João Neto (guitarra), Pedro Puppe (voz e guitarra), Nuno Espírito Santo (baixo) e Fred (bateria) são os quatro músicos que formam o grupo Oioai, de quem vos vou falar este mês. Especialidade da banda: rock e punk.

Um dia de 2002, João Neto encontra Pedro Puppe que lhe pergunta se não estaria eventualmente interessado em alinhar "numa de rock". Neto achou que a ideia de Puppe não era má e assim começou a aventura. Percorreram um longo caminho, passaram por várias formações que não deram certo até encontrarem o grupo ideal em 2006, ao qual deram o nome de "Oioai". Os artistas explicam que escolheram esta designação porque pensaram ser um nome que representa bem a música popular portuguesa, e eles consideram que o que fazem é música popular portuguesa contemporânea.

Alguns críticos comparam o estilo do projecto aos Toranja, o que considero não estar assim tão errado. É verdade que, sobretudo nas baladas, os estilos das duas bandas são bastante similares. Quanto às letras, os Oioai dizem inspirar-se em Sérgio Godinho, Jorge Palma e Caetano Veloso, entre outros, para compor as suas canções.

O primeiro álbum dos Oioai saiu em 2006. Dois anos depois participaram num movimento de solidariedade, de que já aqui falei, o "Movimento UPA", em que tocaram em duo com os Xutos & Pontapés uma canção intitulada "Pertencer", tema que fala de um jovem em dificuldades.

Jessica Lobo

Ponto Fraco


Deves estar a chegar

Sem comentários:

Enviar um comentário