28/01/10

"Amália Hoje" foi o álbum mais vendido em Portugal em 2009

"Amália Hoje" foi o álbum português mais vendido no ano passado, logo seguido pelos discos de Tony Carreira e Rita Guerra, revelou hoje a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP).

Sem revelar números efectivos, a AFP divulgou hoje a lista dos 50 álbuns mais vendidos, em que se incluem sete discos de autores portugueses entre os dez primeiros lugares.

No total dos 50 títulos, 16 são portugueses, além dos que integram colectâneas e os de expressão portuguesa, caso de "Em casa ao vivo", do brasileiro Alexandre Pires, em 39º lugar.

"Amália Hoje", que recria em ambiente pop os fados de Amália Rodrigues, é um disco de uma banda liderada por Paulo Gonçalves (dos The Gift) e constituída por Sónia Tavares (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell) e Paulo Praça (ex-Turbo Junkie e Plaza).

"O homem que eu sou" de Tony Carreira foi o segundo álbum mais vendido e em terceiro lugar o acústico de Rita Guerra.

Entre os dez primeiros estão ainda "No line on horizon", dos U2 (4º), "Canção ao lado", dos Deolinda (5º), "A Mãe", de Rodrigo Leão (6º), e "Terra", de Mariza, editado em 2008, em 7º lugar.

No 8º lugar ficou "Hannah Montana - The Movie", de Hannah Montana, seguido de "Quiet nights", de Diana Krall, e no 10º "Play me", das Just Girls.

Hannah Montana é a única artista que bisa a presença nesta tabela com o álbum da banda sonora de "Hannah Montana 3° em 43º.

A colectânea mais vendida foi "Música das Índias", editada pela Vidisco, colocando-se em 12º lugar.

O álbum de estreia de Carminho, "Fado" (EMI Music Portugal), conseguiu alcançar o 49º lugar.

Em termos de fado, além de Mariza a tabela regista o 28º lugar de "Leva-me aos fados" (Universal Music), de Ana Moura, o 33º de "Amália - Coração Independente", (Iplay/Valentim de Carvalho), de Amália Rodrigues, e o 45º do quarto volume de "The Best of fado - Um tesouro português", que inclui gravações de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Maria Teresa Noronha, Camané e Katia Guerreiro, entre outros.

O único álbum de música francesa nas listas dos 50 mais vendidos é o duplo CD "Paris toujours" (Farol), em 34º lugar. O álbum conta com as gravações, entre outros, de Charles Aznavour, Adamo, Patrícia Kaas ou Edith Piaf.

O último da tabela é "25 The Greatest Hits", dos Simply Red.

Sem comentários:

Enviar um comentário