12/05/09

DEOLINDA FON-FON-FON

Os Deolinda são um conjunto de música pop(ular) portuguesa acústica composto por quatro membros: Ana Bacalhau (voz), Pedro da Silva Martins (guitarra e composição), Zé Pedro Leitão (contra-baixo) e Luís da Silva Martins (guitarra clássica).

A banda oferece uma melodia afadistada moderna, mas sem recorrer à guitarra portuguesa. Em contrapartida, inclui harpa e piano, o que lhe dá um som assumidamente contemporâneo.

Ligados por laços de perentesco, os quatro artistas costumavam passar férias juntos numa praia perto de Sintra. Certo dia, Pedro apareceu com três novas composições entre as quais "Aí rapaz", "Não sei falar de amor" e "O fado não é mau", três primeiras canções do grupo escritas já a pensar na voz de Ana. Foi assim que nasceu o grupo Deolinda. O nome do projecto pretende personificar uma mulher genuinamente portuguesa de xaile pelos ombros (é aliás este o simbolo da banda) "atarracada e bem disposta de chinelos e argolas grandes nas orelhas, ladeada de naperons típicos de uma casa à portuguesa, com idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil quanto parece. Solteira de amores e casada com desamores, compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela e inspirando-se pelos discos da grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos", como já definiu a própria banda em diversas entrevistas. Os Deolinda são acima de tudo um cocktail de estilos e géneros que vai da música tradicional portuguesa ao Tango e à Morna, contando (cantando) histórias humoristicas ou melancólicas.

Depois da saída do seu primeiro albúm em Abril de 2008, "Canção ao lado" (Disco de Ouro), e do seu primeiro e mais conhecido single "Fon-Fon-Fon", os Deolinda não param de encher salas de espectáculos com públicos de todas as idades. E a banda não esconde as suas ambições de internacionalização. Não perdemos assim a esperança de os ver um dia cá pelo Luxemburgo.

Jessica Lobo,
publicado no Contacto, 14/01/09


Deolinda - Fado Toninho


Deolinda - Fon-Fon-Fon

Sem comentários:

Enviar um comentário